quarta-feira, 29 de junho de 2016

Por dentro do visual de [Hyakki Yakou].

Junji -

Representando o Oni criaturas da mitologia japonesa, são populares na literatura, no arte e nos teatros Noh(1) e Kabuki(2). O termo Oni é equivalente ao termo "demônio" ou "ogro", porque tais podem descrever uma variedade grande de entidades.

Aparência:
Um oni é humanóide; eles geralmente são grandes, mas às vezes podem ser representados pequenos, e têm rostos de homens, macacos ou bestas e ocasionalmente até de pássaros. Frequentemente possuem chifres, que variam desde pequenas protuberâncias a chifres longos, pontudos e espiralados que formam arcos como em um antílope, ou lisos como os chifres de um dragão. Selvagens na natureza, raramente vestem muito mais do que um fundoshi(3).
A variação mais famosa dos oni - com chifres como de um boi e trajando um fundoshi de pele de tigre, pode ser relacionada ao kimon, a porta do demônio, através da qual os infortunados do mundo devem passar. A porta é encontrada no noroeste, ou no sentido do ushi-tora - Ushi e tora que são os sinais do boi e do tigre.
Por outro lado, a aparência dos oni é derivada provavelmente dos demônios chineses, importados dos contos do submundo budista. Emma-Daiō(4), o rei do jigoku (inferno), é imaginado às vezes como tendo dois assistentes, o aka-oni (ogro vermelho) e o ao-oni (ogro azul ou verde).
O oni ni kanabō possui um porrete cravejado com pontas de ferro, o kanabō (金棒)(5). Mesmo que uma arma tão poderosa pareça desnecessária nas mãos de uma besta tão amedrontadora, de qualquer maneira esses onis são descritos frequentemente carregando estes instrumentos destrutivos.
Características:
O oni pode certamente ser encontrado torturando os pecadores no inferno, e ameaçam também seres humanos neste mundo, procurando nas montanhas e povoados de lugares distantes, e montando nas nuvens como os espíritos do vento e do trovão.
Enquanto nos contos folclóricos os onis são geralmente criaturas maliciosas, antropófagas a serem temidas e destruídas por heróis errantes, o oni pode também ter uma função protetora. As telhas onigawara(6), encontradas na extremidade de telhados japoneses são assim chamadas porque são curvadas originalmente dessa forma para se assemelharem à cara de um ogro, com semblantes ferozes, pretendendo espantar espíritos prejudiciais.

Oni é uma parte chave do feriado japonês conhecido como setsubun(7). Este festival marca o começo da primavera, e o ano novo no antigo calendário lunar. Pessoas com máscaras de ogro são ritualmente afastados, simbolicamente protegendo o ano vindouro do infortúnio e do mal. Há muito tempo, o oni poderia ser repelido pelo fedor de sardinhas ardentes e outros métodos, mas hoje é o mais popular lançar grãos de soja (que é dito o oni odiar) e gritando "Oni wa soto! Fuku wa uchi!" ("Para fora com demônios! Venha a felicidade!").

1) Teatro Noh: Mistura de poesia, música, dança com drama lírico. Possui um tom nobre e linguagem refinada.
2) Teatro Kabuki: Marcado pela presença de enredos recheados de histórias emocionantes. Mistura o uso de figurinos com música, dança e mímica. É muito popular e surgiu no Japão no século XVII. Serviu de diversão aos mercadores em expansão.
3) fundoshi (褌) é um traje originário do Japão que é uma espécie de tanga e que deixa as coxas e nádegas desnudas. É utilizado em lutas e na piscina.
O fundoshi nasceu no Japão e era muito popular antes da Segunda Guerra Mundial, sendo usado por todas as pessoas de todas as classes sociais e idades. Com a chegada das roupas americanizada, o fundoshi saiu de moda assim como o quimono, mas algumas pessoas ainda preferem o fundoshi pelo seu conforto e pelos seus benefícios. Durante décadas o fundoshi vem sendo usado em lutas de sumo, como traje de banho e em matsuri.
4) Emma-Daiō (閻魔大王・えんまだいおう) é, segundo o Budismo, um dos 10 deuses que julgam os mortos no mundo dos espíritos conhecido pelo seu grande poder e calma budista, conhecido como Rei kai (霊界・れいかい). Segundo o Budismo, após a morte de uma pessoa, de 7 em 7 dias ela é julgada por um dos 10 deuses até que se complete o julgamento, mas no budismo japonês ele é o único juiz dos mortos. É o quinto deus a julgar, fazendo-o no trigésimo quinto dia após a morte. O significado de seu nome é "Grande rei demônio".
O nome Enma vem do chinês Yanmo, tradução antiga de Yama, que é o nome do Deus da Morte hindu.
5) Kanabō (金棒) é uma arma de origem japonesa. Trata-se de um bastão feito de metal ou madeira, cravejado de pontas metálicas. Suas versões mais longas podem assemelhar-se a um taco de beisebol.
A expressão "Oni-ni-kanabō" (lit. Oni com a clava de ferro) transmite a ideia de algo naturalmente forte, ampliando sua força além do necessário.
6) Onigawara (鬼瓦, lit. telha de ogro) refere-se a um tipo de ornamentação utilizada acima do telhado na arquitetura japonesa. Trata-se de telhas ou estátuas que retratam um ogro japonês (oni) ou uma besta temível. Antes do período Heian, os ornamentos utilizavam desenhos florais ou vegetais, (hanagawara), contudo estes foram substituídos pelos onigawara. O padrão atual parece vir de um elemento arquitetônico anterior, o oni-ita, uma placa pintada com o rosto de um oni, com função de parar os vazamentos do telhado. Durante o período Nara, o azulejo foi decorado com outros motivos, porém mais tarde adquiriu uma função distinta no qual é fortemente empregue o tradicional ogre. O onigawara foi frequentemente utilizado em templos budistas japoneses.
7)Setsubun (節分) é a véspera do início da primavera no Japão.
O nome significa literalmente "divisão das estações", mas o termo normalmente se refere ao Setsubun da primavera, apropriadamente chamado de Risshun (o início da primavera), comemorado anualmente no dia 4 de fevereiro. Faz parte do Festival da Primavera (春祭, haru matsuri). Setsubun da primavera foi e talvez ainda seja considerado por alguns o Ano Novo Lunar no calendário, ou seja, uma espécie de véspera de Ano Novo. Essa data era acompanhada por um extenso ritual especial de purificação do mal do ano anterior e o afastamento de demônios que possam trazer doenças no ano seguinte. Este ritual especial é chamado mamemaki (豆撒き). Setsubun é originado do tsuina (追儺), um costume introduzido pelos chineses ao Japão no oitavo século.




Nenhum comentário: