quarta-feira, 29 de junho de 2016

Por dentro do visual de [Hyakki Yakou].

Mitsuki -
Representa o Gashadokuro (がしゃ どくろ), também conhecido como Odokuro, é um esqueleto gigante, e é um dos muitos espíritos perigosos que são ditos assombrarem os vivos. Ele é criado a partir da reunião de várias almas de pessoas que morreram de fome.
Segundo a lenda, um Gashadokuro possui a forma de um esqueleto, que é muito maior do que qualquer ser humano normal (no mínimo quinze vezes mais alto do que um ser humano médio). Ele está condenado a passar a eternamente faminto, sendo incapaz de comer em sua forma amaldiçoada.
Ele vagueia durante a noite, rangendo os dentes e fazendo um som parecido com um sino. O esqueleto gigante é tão elevado acima do solo e anda tão baixo que ele pode ser quase invisível. A única advertência que a vítima recebe quando o Gashadokuro está próximo dela é um toque estranho e inexplicável em seus ouvidos. Se o Gashadokuro encontra um ser humano, ele vai agarrá-lo. Em seguida, ele vai morder sua cabeça e arrancá-la fora com seus dentes gigantes, e então irá sugar o sangue de seu corpo até a sua sede ser saciada.
Numa história famosa sobre o mito, um homem estava fora nos campos uma noite, quando ouviu uma voz estranha reclamando sobre uma dor em seu olho. Na parte da manhã, o homem localizou o crânio de um Gashadokuro castigado pelo tempo, e foi capaz de apaziguá-lo, retirando os brotos de bambu que haviam crescido através de sua cavidade ocular e deixando uma tigela de arroz cozido seco como uma oferenda.



Hiyori -
Representa a Tsuchigumo “Aranhas da terra” Nome dado no Kojiki, aos aborígines trogloditas (ou seja, aqueles que viviam em cabanas semi-enterradas, tatara, tateana) que teriam lutado contra a conquista das ilhas por Jimmu Tennô.

Peça de teatro Kabuki, adaptada de uma nõ por Kawatake Mokuami e representada pela primeira vez em 1881. Raikô fica doente e um religioso budista revela-lhe que sua doença foi causada por uma aranha gigante, uma tsuchigumo. Percebendo que essa arranha é o próprio religioso, Raikô tenta mata-lo, mas consegue apenas feri-lo. Um guerreiro, Hitori-Musha, segue então seu rastro e mata o monstro após uma batalha acirrada.
Com o passar do tempo, Tsuchigumo também foi atribuído a um yōkai.
Eles apareciam para as pessoas como um oni, um corpo de um tigre, braços e pernas de uma aranha, e usando roupas gigantes. Todos eles viviam nas montanhas, capturando viajantes com cordas e os comendo.
Em Tsuchigumo Soushi (土 蜘蛛 草紙), escrito no século 14, Tsuchigumo apareceu na capital como monstro. O comandante Minamoto no Yorimitsu da era Heian, conhecido pelo assassinato de Shuten-doji, foi levado por seu servo Watanabe no Tsuna para a direção do campo Rendai (蓮台 野), uma montanha ao norte de Kyoto, onde se depararam com um crânio voando. Yorimitsu e os outros, que pensavam que era duvidosa a existência do yokai, começaram a seguir o rastro, e chegaram a uma antiga propriedade, onde apareceram vários yokai que assombraram Yorimitsu e seus companheiros, quando amanhecer apareceu uma bela mulher que estava prestes a enganá-los, mas Yorimitsu não deixou se enganar e com sua Katana a cortou, a mulher desapareceu deixando um rastro de sangre branco. Prosseguindo aquela trilha, eles chegaram a uma caverna no pé de uma montanha, onde havia uma enorme aranha, que era a verdadeira identidade de todos os monstros que apareceram durante a noite. No final de uma longa batalha, Yorimitsu cortar a cabeça da aranha, e 1990 cabeças de pessoas mortas saiu de seu estômago. Além disso, a partir de seus flancos, inúmeras pequenas aranhas saíram voamos, investigando mais a caverna ele encontrou cerca de 20 crânios.

Existem várias teorias para a história do Tsuchigumo, e na Heike Monogatari, quando Yorimitsu sofria de malária, deitado sobre uma cama, um monge que era estranho e media 7 shaku (cerca de 2,1 metros) de altura apareceu, lançou uma corda tentando capturar o doente. Yorimitsu, apesar de estar doente cortou a corda com sua famosa espada, a Hizamaru (膝 丸), fazendo com que o monge fugisse. No dia seguinte, Yorimitsu levou seus quatro guarda Reis para perseguir o rastro de sangue do monge, e chegou a um monte atrás de Kitano jinja onde havia uma grande aranha que media cerca de 4 shaku de largura (cerca de 1,2 metros). Yorimitsu e os outros a perfurou com um espeto de ferro, e expôs a um leito do rio. A doença de Yorimitsu foi embora imediatamente, e a espada que cortou a aranha foi a partir de então chamada de Kumo-kiri (蜘蛛 切 り, aranha-cortadora). A verdadeira identidade deste Tsuchigumo foi dito ser um onryō do referido local, clã derrotado pelo imperador Jimmu. Este conto também é conhecido como o quinto noh " Tsuchigumo".






Nenhum comentário: